Firebird Logo

Conheša o Firebird em 2 minutos

por Carlos H. Cantu - revisão 1.3 - Fevereiro/2010
Outras traduções : Czech, Português Brasil, Polish, German, Turkish,
Português Portugal, Spanish, Swedish, French, Italian, Hungarian
, Bulgarian, Russian

Esse documento também está disponível em formato PDF (em inglês)

Introdução

Se estiver lendo esse documento, então provavelmente é o seu primeiro contato com o banco de dados Firebird. Esse documento apresentará as principais características do Firebird. No final, tenho certeza que estará ansioso para baixar o minúsculo instalador e testar você mesmo!

História

O Firebird é derivado do código do Borland InterBase 6.0. Ele tem o código aberto e não possui licença dupla, portanto você pode utilizá-lo em qualquer tipo de aplicação, seja ela comercial ou não, sem pagar nada por isso - é totalmente GRATUITO!

A tecnologia usada no Firebird tem mais de 20 anos, fazendo com que ele seja um produto muito maduro e estável.

Principais Recursos

Não se engane com o tamanho do instalador! O Firebird é um SGBD completo e poderoso. Ele pode gerenciar bancos de dados de alguns Kbytes até dezenas de Gigabytes com boa performance e praticamente sem necessidade de manutenção!

Abaixo segue uma lista dos principais recursos do Firebird:

  • Suporte total a Stored Procedures e Triggers
  • Transações compatíveis com ACID
  • Integridade Referencial
  • Multi Generational Architecture
  • Consome poucos recursos de processamento
  • Linguagem nativa para Stored Procedures e Triggers (PSQL)
  • Suporte para Funções Externas (UDFs)
  • Praticamente não necessita de DBAs especializados
  • Quase nenhuma configuração - instale e já comece a usar!
  • Grande comunidade de usuários e vários lugares para se obter suporte gratuito
  • Versão embedded do SGBD - perfeita para criação de catálogos em CDROM, aplicações "demo" ou standalone
  • Dezenas de ferramentas de terceiros, incluindo aplicações gráficas de administração, replicação, etc.
  • Careful writes - recuperação rápida, dispensa o uso de log de transações!
  • Diversas formas de acesso ao banco de dados: nativo/API, dbExpress, ODBC, OLEDB, .Net provider, JDBC nativo tipo 4, Python module, PHP, Perl, etc.
  • Suporte nativo para os maiores sistemas operacionais, incluindo o Windows, Linux, Solaris, MacOS.
  • Backups incrementais
  • Builds de 64bits disponíveis
  • Total controle de cursores em PSQL
  • Tabelas de Monitoramento
  • Triggers de conexão e transação
  • Tabelas temporárias
  • TraceAPI - saiba o que está acontecendo no servidor

 

 

Teste agora!

Testar o Firebird é uma tarefa muito fácil. O instalador não tem mais que 7 MB (dependendo do sistema operacional escolhido) e totalmente automatizado. Você pode baixá-lo do Site oficial do Firebird.

Note que o servidor Firebird é disponibilizado em quatro variações: SuperServer, Classic, SuperClassic e Embedded. Comece com a SuperServer. Atualmente, a versão Classic é indicada para máquinas com mais de um processador e em algumas situações específicas. O SuperServer compartilha o cache entre as conexões com o banco, e utiliza threads para gerenciar cada conexão. A versão Classic inicia um processo independente do servidor para cada conexão estabelecida. O SuperClassic usa threads em um único processo do servidor, com cache independente para cada conexão.

A versão embedded é uma variação fantástica do servidor. Consiste em um servidor Firebird completo composto por apenas alguns arquivos. É muito fácil de distribuí-lo, pois não há necessidade de instalação. Torna-se ideal para o uso em catálogos em CDROM, versões de avaliação de utilitários ou aplicações standalone.

O Firebird vem com uma série de utilitários de linha de comando que permitem criar bancos de dados, recuperar estatísticas, executar comandos e scripts SQL, efetuar backups e restores, etc. Caso prefira uma ferramenta com interface gráfica, existem inúmeras opções para a sua escolha, incluindo opções gratuitas. Veja a lista no final desse documento para ter uma idéia por onde começar.

No Windows, o Firebird pode ser executado como um serviço ou no modo de aplicação. O instalador pode criar um ícone no Painel de Controle do Windows que permite a você iniciar ou parar o servidor.

Documentação

Há um número enorme de documentos, FAQs e artigos disponíveis no site oficial do Firebird. Você também pode verificar se no seu país existe uma comunidade ou lista de discussão, a fim de obter suporte em sua língua nativa.

Todas essas informações podem ser encontradas nas diversas seções do site oficial do Firebird. Acesse periodicamente o site www.firebirdnews.org para ficar atualizado quanto às notícias mais recentes do mundo Firebird.

Para todos os tamanhos de BD

Algumas pessoas pensam que o Firebird é um SGBD para ser usado apenas com pequenos bancos de dados ou poucas conexões. Eles estão errados! O FB é usado com grandes bancos de dados e considerável número de conexões. Leia um artigo descrevendo o uso do Firebird com um banco de dados de 1 Terabyte.


Ferramentas e Componentes

Abaixo segue uma lista com alguns links interessantes para obtenção de recursos como ferramentas, drivers, etc. Verifique o site oficial do Firebird para uma lista mais completa e atualizada.

Ferramentas de Administração

Drivers e componentes de acesso

Delphi components

ODBC

OLEDB

Java

.Net Provider

C++

Outras linguagens

 

Replicação

Suporte e informações

Diversos

Documentos e manuais

Quer ajudar ?

Devido à natureza de um projeto de código aberto, qualquer pessoa pode contribuir desenvolvendo novos recursos ou corrigindo bugs. Se quiser se tornar membro do Time de Desenvolvedores do Firebird, baixe o código fonte do Firebird do site sourceforge e estude-o. Pode ser interessante se cadastrar na lista de discussão fbdevel para entrar em contato com os outros desenvolvedores do projeto (nota: a fbdevel não é uma lista geral de suporte, portanto não envie questões de suporte para ela. Ao invés disso, utilize a lista da FireBase ou a lista internacional de suporte para suporte gratuito da comunidade).

Não é necessário ser um programador para ajudar o projeto. Torne-se um membro da Firebird Foundation ou faça uma doação e estará ajudando a financiar os principais desenvolvedores para que eles possam dedicar mais tempo ao projeto.

Obrigado pelos seus dois minutos...

Número de visualizações :