Firebird Logo

Conheça o Firebird em 2 minutos

por Carlos H. Cantu - revisão 1.1 - Novembro/2006
Tradução: Artur Anjos
Outras traduções aqui.

Introdução

Se está a ler este documento, é provável que este seja o seu primeiro contacto com a base de dados Firebird. Este documento apresentará as principais características do Firebird. No final, tenho a certeza que estará ansioso para fazer o download do minúsculo instalador e avaliar por si!

História

O Firebird é derivado do código do Borland InterBase 6.0. Possui o código aberto e não possui qualquer outro licenciamento, o que permite a sua utilização em qualquer tipo de aplicação, comercial ou não, sem quaisquer custos - totalmente GRATUITO!

A tecnologia usada no Firebird tem mais de 20 anos, fazendo com que este seja um produto deveras maduro e estável.

Principais Recursos

Não se iluda com o tamanho do instalador! O Firebird é um SGBD completo e poderoso. Pode gerir bases de dados de alguns Kbytes até dezenas de Gigabytes com uma boa performance e quase sem necessidade de manutenção!

Lista dos principais recursos do Firebird:

  • Suporte total a Stored Procedures e Triggers
  • Transações compatíveis com ACID
  • Integridade Referencial
  • Multi Generational Architecture
  • Consome poucos recursos de processamento
  • Linguagem nativa para Stored Procedures e Triggers (PSQL)
  • Suporte para Funções Externas (UDFs)
  • Praticamente não necessita de DBAs especializados
  • Quase nenhuma configuração - instale e comece a usar!
  • Grande comunidade de utilizadores e vários locais para obter suporte gratuito
  • Versão embedded do SGBD - perfeita para criação de catálogos em CDROM, aplicações "demo" ou standalone
  • Dezenas de ferramentas de terceiros, incluindo aplicações gráficas de administração, replicação, etc.
  • Careful writes - recuperação rápida, dispensa o uso de log de transações!
  • Diversas formas de acesso à base de dados: nativo/API, dbExpress, ODBC, OLEDB, .Net provider, JDBC nativo tipo 4, Python module, PHP, Perl, etc.
  • Suporte nativo para os maiores sistemas operativos, incluindo o Windows, Linux, Solaris, MacOS.
  • Backups incrementais
  • Builds de 64bits disponíveis
  • Total controle de cursores em PSQL

 

 

Avalie agora!

Avaliar o Firebird é muito fácil. O instalador não tem mais que 5 MB (dependendo do sistema operativo escolhido) e é totalmente automatizado. Pode fazer o download no Site oficial do Firebird, sendo a última versão estável a 2.0.

Note que o Firebird é disponibilizado em três tipos diferentes: SuperServer, Classic e Embedded. Comece com a SuperServer. Actualmente, a versão Classic é indicada para máquinas com mais de um processador e em algumas outras situações específicas. O SuperServer compartilha o cache entre as conexões com a base de dados, e utiliza threads para gerir cada conexão. A versão Classic inicia um processo independente do servidor para cada conexão estabelecida.

A versão embedded é uma variação fantástica do servidor. Consiste num servidor Firebird completo composto por apenas alguns arquivos. É muito fácil de distribuí-lo, pois não há necessidade de instalação. Torna-se ideal para o uso em catálogos em CDROM, versões de avaliação de utilitários ou aplicações standalone.

O Firebird é distribuído com uma série de utilitários de linha de comando que permitem criar bases de dados, recuperar estatísticas, executar comandos e scripts SQL, efectuar backups e restores, etc. Caso prefira uma ferramenta com interface gráfica, existem inúmeras opções de escolha, algumas delas gratuitas. Consulte a lista no final deste documento para saber por onde começar.

No Windows o Firebird pode ser executado como um serviço ou como aplicação. O instalador pode criar um ícone no Painel de Controlo que permite iniciar ou parar o servidor.

Documentação

Há um número enorme de documentos, FAQs e artigos disponíveis no site oficial do Firebird. Também pode verificar se no seu país existe uma comunidade ou lista de suporte, a fim de obter suporte na sua linguagem nativa.

Todas as informações podem ser obtidas nas diversas secções do site oficial do Firebird. Aceda periodicamente ao site www.firebirdnews.org para conhecer as notícias mais recentes do mundo Firebird.

Para todos os tamanhos de BD

Algumas pessoas pensam que o Firebird é um SGBD para ser usado apenas com pequenas bases de dados ou poucas conexões. Estão errados! O FB é usado por grandes bases de dados e considerável número de conexões. Um bom exemplo foi mostrado na Softool'06, onde o Avarda (ERP russo) corria num servidor Firebird 2.0 Classic e com um número médio de 100 conexões simultâneas, acedendo a uma base de dados de 120GB com 700 milhões de registos! O servidor era uma máquina bi-processada (2 CPUs - Dell PowerEdge 2950) com 6GB de RAM.


Ferramentas e Componentes

Abaixo encontra uma lista com alguns links interessantes para obtenção de recursos como ferramentas, drivers, etc. Verifique o site oficial do Firebird para uma lista mais completa e actualizada.

Ferramentas de Administração

Drivers e componentes de acesso

Delphi components

ODBC

OLEDB

Java

.Net Provider

C++

Outras linguagens

 

Replicação

Suporte e informações

Diversos

Documentos e manuais

Quer ajudar ?

Devido à natureza de um projecto de código aberto, qualquer pessoa pode contribuir desenvolvendo novos recursos ou corrigindo bugs. Se pretende tornar-se membro da Equipa de Programadores do Firebird, faça download do código fonte do Firebird do site sourceforge e estude-o. Pode ser interessante usar a lista de discussão fbdevel para entrar em contacto com os outros programadores do projecto (nota: a fbdevel não é uma lista geral de suporte, portanto não a use para questões de suporte. Em alternativa, use a lista da FireBase ou a lista internacional de suporte para suporte gratuito da comunidade).

Não é necessário ser um programador para ajudar o projecto. Torne-se um membro da Firebird Foundation ou faça um donativo e estará a ajudar a financiar os principais programadores, para que possam dedicar mais tempo ao projecto.

Obrigado pelos seus dois minutos...

Número de visualizações :